Dicas Importantes Para a Boa Hidratação de Cães e Gatos.
30/06/2024
Dra. Ana Gabriela Carneiro, Médica Veterinária Nefrologista –
Instagram: @gabriela.nefrovet .
https://www.instagram.com/reel/C8hG0VVATgu/
Pessoal, ontem assisti a este vídeo da Dra. Ana Gabriela com ótimas orientações para que possamos oferecer uma boa hidratação a nossos cães e gatos e pedi a ela autorização para compartilhá-lo, com o que ela concordou prontamente. Mas deixem-me fazer alguns comentários sobre a minha experiência pessoal.
Para todos os clientes eu oriento a ter algumas vasilhas de água para seus cães e, se o apartamento ou casa forem grandes, ou os cães filhotes, ou pequenos, colocar em diferentes pontos, como a Dra. Ana Gabriela cita no vídeo, para facilitar o acesso deles. Também é importante que as vasilhas tenham um tamanho que comporte um volume de água proporcional ao tamanho dos seus cães.
Falo isso também porque podem acontecer diferentes situações em que eles fiquem sem água durante a ausência dos donos, como eles a entornarem acidentalmente ou brincando, pode cair sujeira do ambiente transportada pelo ar ou por eles mesmos, se ficarem com os focinhos e/ou boca farejando o ambiente ou brincando.
Só para citar um exemplo pessoal, eu deixo 5 vasilhas de água no banheiro (4 uma ao lado da outra no box) e mais uma no quarto. A Hope, minha Pastora Alemã, frequentemente, quando vai beber nas do box, bebe um pouco em duas ou três em seguida e as suja.
Acontece que, infelizmente, muitos não pensam nisso e, outros, como a Dra. Ana Gabriela fala, só colocam água uma, no máximo duas vezes, no dia, e o cachorro que se vire com aquela água suja!
Eu também alerto os donos sobre isso e muitos nunca pensaram a respeito e alguns não aceitam o alerta; já tive clientes que ficaram irritados e até brigaram comigo quando fiz a observação.
Ainda mais importante, como a Dra. Ana Gabriela cita, é a hidratação para cães filhotes, idosos e debilitados, e, para GATOS, a importância da boa hidratação é ainda maior porque eles têm mais propensão a ter problemas renais!
Para finalizar vou citar mais um exemplo pessoal: uma das minhas saudosas filhas caninas, a Funny, morreu aos 14 anos e 8 meses de Insuficiência Renal, seis meses depois de ter sido diagnosticada, mesmo eu sempre tendo procurado ter o maior cuidado com a hidratação das minhas cadelas, gatas e gato.
E não é só com idosos que pode acontecer; infelizmente, há poucas semanas, soube que a minha querida cliente Maggie, uma Buldoguinha Francesa, faleceu aos 7 anos, de Insuficiência Renal, também seis meses após seu diagnóstico, apesar de todos os cuidados e dedicação da sua dona, que é uma Médica.
Então, pessoal, procurem ter todo o cuidado possível com a Hidratação dos seus pets!
E, aproveitem, sigam a Dra. Ana Gabriela para acompanhar suas ótimas orientações!
Abraços,
Reginaldo Ribeiro.